Pesquise no Grupo AVPH

Cágado de Barbicha

    O Cágado de Barbicha é uma espécie de pequeno porte que possuí ampla distribuição geográfica na América do Sul, sendo encontrada na Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Guiana, Bolívia, Paraguai, Argentina e Brasil ( sudeste, centro-oeste e nordeste ). Essa espécie é comumente encontrada em rios, lagos e lagoas de correnteza lenta (Ernest; Barbour, 1989).

    Possuí carapaça achatada e larga com o dorso de coloração preta ou cinza esverdeada. O plastrão possui um entalhe anal e tem uma coloração vermelha rosada com manchas pretas irregulares. A cabeça é larga e lisa, com coloração preta, linhas brancas e irregulares sob os olhos e sobre a boca. A parte inferior é branca com linhas e pontos pretos. A característica mais proeminente dessa espécie é uma linha preta e larga que se estende longitudinalmente pelo olho, também possui um par de “barbelas” no queixo com a extremidade preta, fato este que o diferencia da espécie Phrynops hilarii onde as extremidades são brancas. Os membros são cinza com manchas brancas e as patas possuem membranas interdigitais que auxiliam na natação. Passam boa parte do dia tomando banho de sol.

    Alimentam-se na natureza de folhagens, frutos, insetos, moluscos, minhocas e peixes, em cativeiro aceitam bem alimentos como plantas aquáticas, ração de quelônios e suplementos vitamínicos e minerais. Os machos desta espécie, tem em média 21 centímetros de comprimento de carapaça e as fêmeas 35 centímetros de comprimento de carapaça, onde os machos pesam entre 0,6 a 1,9 Kg e as fêmeas entre 1,5 a 3,9 Kg. A postura dos ovos ocorre entre novembro e fevereiro nos bancos de areia formados nas margens dos rios. Geralmente a postura é realizada a noite, mas quando não existe a ameaça de predadores começa depois das três da tarde. Em cada ninho é colocado de 6 a 18 ovos de coloração branca, esféricos, medindo entre 3 e 5 cm . Os ovos são chocados pelo calor do sol por cerca de 100 a 120 dias (Pritchard 1979; Pritchard,Trebbau, 1984).

    Esse cágado é extremamente resistente, aguentando grandes poluições ambientais e sendo comumente encontrado em rios bastante poluídos próximos a grandes cidades. O acasalamento tem inicio entre setembro e novembro, ocorrendo normalmente durante o dia, existindo uma série de comportamentos de corte que incluem a perseguição da fêmea e mordidas no pescoço da fêmea. e os filhotes nascem entre dezembro e janeiro.

    Normalmente a temperatura mantida para todas as espécies de Phrynops em cativeiro, varia de 20 - 25 ºC, com temperatura ambiente entre 24 – 30 ºC. Como estes cágados passam a maior parte do tempo dentro da água, um aquário com medidas amplas se faz necessário. O pH da água varia entre as espécies, mas uma regra básica pode ser utilizada que é manter o pH abaixo de 6,25. O sangue circulantes apresenta numerosas células primitivas, a produção das células vermelhas está dividida entre o baço e a medula óssea. Com relação às células brancas é importante ressaltar a baixa quantidade de neutrófilos e um aumento dos eosinófilos e basófilos circulantes, além da presença de heterófilos, células encontradas nos répteis e nas aves, e inexistente nos mamíferos. Os eritrócitos são numerosos, com um ou mais núcleos irregulares e formato elíptico com cromatina nuclear espessa e densamente granular. No sangue periférico podem ser encontradas formas imaturas ( Frye, Murphy1991; Andrew 1965 ).


Dados do Quelônio:
Nome: Cágado de Barbicha
Nome Científico: Phrynops geoffroanus
Local de Origem: América do Sul
Peso: Cerca de 3 quilogramas
Tamanho: 35 centímetro de comprimento
Alimentação: Onívora

Classificação Científica:
Reino: Animalia
Filo: Cordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Reptilia
Subclasse: Anapsida
Ordem: Testudines
Subordem:
Família: Chelidae
Gênero: Phrynops
Espécie: Phrynops geoffroanus (Schweigger, 1812)

Referências:
- Schweigger, Augustus F. 1812. "Prodromus monographiae Cheloniorum". Königsberger Archiv für Naturwissenschaft und Mathematik 1: 271–368, 406–462.




loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.