Pesquise no Grupo AVPH

Tartaruga de Esporas Africana

    A Tartaruga de Esporas Africana ou African spurred tortoise (Centrochelys sulcata muitas vezes classificada como Geochelone sulcata), cujo nome tem origem devido a presença de escamas grandes e fortes nas patas dianteiras. É uma das maiores espécies de tartarugas terrestres existentes. Esta espécie pode atingir 83 centímetros de comprimento linear de carapaça e pesar cerca de 105 quilogramas.

    Possuem uma carapaça grande e pesada, quando comparados aos Jabutis Tinga amazônicos, os quais possuem tamanho similar ou até maior podendo ultrapassar um metro de comprimento curvilíneo de carapaça, mas não ultrapassando os 80 quilogramas de peso. A Tartaruga de Esporas Africana possuem coloração marrom clara, que vai escurecendo levemente com o avanço da idade, coloração esta que permite se camuflar facilmente na vegetação seca das savanas e do solo, devido ao seu crescimento rápido, apresenta com facilidade sintomas de piramidismo, que acabam tornando sua carapaça mais elevada.


    Habita quase toda a região norte da África, desde o lado do Oceano Atlântico até o Oceano Indico, vivendo em locais de terra e vegetação seca, as chamadas savanas e pradarias semiáridas, podendo ser encontradas também em regiões de desertos e de montanhas.

    A alimentação dessa espécie é herbívora e exigem uma grande ingestão de fibras, a base de folhas, flores e vegetais, com preferencia paras as folhas mais escuras, evitando frutas, pois a mesmas poderão causar cólicas fortes, variando sempre nas cores e sabores dos alimentos, sendo os seus favoritos gramíneas de diversas espécies, flores de hibisco, trevo e cactos. Complexos vitamínicos para tartarugas herbívoras semanalmente também é recomendado, principalmente o cálcio-D3, para ajudar no crescimento rápido. A falta de fibras alimentares vão gerar perturbações do aparelho digestivo do animal, diarreia e maior susceptibilidade à vermes e parasitas.

Macho                                                       Fêmea

    Nesta espécie os machos são maiores que as fêmeas, a cauda dos machos é mais comprida e mais grossa que a das fêmeas e as placas anais do plastrão dos machos, são mais abertos. A reprodução não é de difícil ocorrência nesta espécie, podendo haver mais de uma postura por ano, cada postura em média é composta de 15 ovos, a incubação dos ovos deve ser mantida entre 28°C a 30°C e a umidade próxima de 80%, as tartaruguinhas ao nascerem medem em torno de 4 a 5 cm.

    Para se manter esta espécie em cativeiro é necessário muito espaço, cerca de 20 m² por animal adulto, pois atingem um grande porte rapidamente e que gosta muito de andar, possuem grande sensibilidade ao frio, sendo necessário no inverno de locais aquecidos e deve-se evitar temperatura abaixo de 20°C, sendo o ideal manter a temperatura entre 24°C a 30°C. Deve-se tem muito cuidado também com umidade, pois em excesso podem causar problemas respiratórios facilmente, já que são animais de regiões secas até desérticas. Se o animal habitar um recinto externo, se faz necessário um bom abrigo aquecido e protegido da chuva que acomode bem todos os animais. Mesmo sendo um animal acostumado com pouca disponibilidade de água, deve-se manter sempre um local para que o mesmo possa beber água e se banhar. Esta espécie costuma ser bem ativa, não hibernando nunca e não apresenta agressividade elevada, apesar de haverem certas disputas entre machos, durante a época do acasalamento.


Dados do Quelônio:
Nome: Tartaruga de Esporas Africana
Nome Científico: Centrochelys sulcata
Época: Holoceno
Local onde Vive: África
Peso: Cerca de 100 quilos
Tamanho: 83 centímetros de comprimento linear de carapaça
Alimentação: Onívora

Classificação Científica:
Filo: Cordados
Sub-Filo:Vertebrados
Super-Classe:Tetrápodos
Classe:Répteis
Sub-Classe:Anapsida
Super-Ordem: Quelônios
Ordem: Criptodira
Família: Testudinidae
Gênero: Centrochelys
Espécie: Centrochelys sulcata (Miller, 1779)



loading...
   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.