Tartarugas de Orelhas Vermelhas e Amarelas                                        

 

   A Tartaruga de Orelha Vermelha é a tartaruga de estimação mais popular que existe no mundo, sendo que existem 3 subespécies e a mais que é denominada tartaruga de orelhas vermelhas é a trachemys scripta elegans que é originada do sul dos Estados Unidos, no Rio Mississippi, leste do Kentucky, Alabama e Flórida, e norte do Golfo do México, sua venda já se encontra popularizada em todo mundo, só nos EUA são exportadas mais de 7 milhões de animais por ano. No Brasil as tartarugas mais comuns que foram vendidas legalmente em lojas durante há década de 90, eram todas dessa espécie, hoje em dia a importação de tartarugas está suspensa pelo IBAMA, porém uma outra espécie também foi e ainda é comercializada ilegalmente em algumas lojas, é o também famoso Tigre D'água que é muito parecido com a Tartaruga de Orelha Vermelha, porém ela não possuí a mancha vermelha e sim uma mancha amarela ao lado da cabeça.

   Devido a sua grande capacidade de reprodução e adaptação a novos ambientes, em alguns países como na Austrália, Califórnia, Canadá, França, Suécia e África do Sul, a importação também está suspensa, pois os animais acabam fugindo do cativeiro ou então sendo soltas por proprietários que as não querem mais, indo competir com os animais de ambientes semelhantes aos dela e causando desequilíbrios, principalmente com outros quelônios.
   As tartarugas de orelha vermelha macho se tornam sexualmente maduras quando estão com idades entre 2 e 5 anos de idade. Neste momento, elas possuem mais de 10 centímetros de carapaça (4 polegadas). Já as fêmeas levam mais tempo para alcançarem a maturidade sexual e isso ocorre quando elas possuem de 5 a 7 anos de idade e com a carapaça medindo em torno de 15 a 19 centímetros (6 a 7.5 polegadas). O animal adulto em cativeiro atinge cerca de 30 centímetros e na natureza cerca de 40 centímetros, chegando a viver aproximadamente 40 anos. Existem também algumas variações de cores na espécie Trachemys scripta elegans, apresentando desde casos de albinismo, leucisticas e de cores de tons pastéis, como nas fotos abaixo:

 
   O acasalando e o namoro normalmente acontece na primavera, mas também pode ocorrer no verão e começo do outono.
   As tartarugas de orelha vermelha têm um namoro elaborado, os machos possuem as unhas das patas dianteiras mais compridas que as fêmeas, isto é, quando já estão sexualmente ativos, e utilizam essas unhas para cortejar as fêmeas, que consiste em ficar bem de frente com a fêmea, encostando o nariz e as unhas no nariz da fêmea. Este ritual pode levar várias horas. Quando existem vários machos, os mesmo competem se exibindo um ao lado do outro na frente dela. Se a fêmea se mostrar receptiva, ela deixa de nadar eventualmente e lentamente vai para o fundo, o macho segue para cima da fêmea e segura a carapaça dela com todas as quatro patas e dobra a sua cauda embaixo da fêmea. Durante este tempo, o macho pode morder a fêmea no pescoço. Depois ele solta as patas dianteiras, ficando quase em posição vertical, dando início ao acasalando, o qual freqüentemente dura aproximadamente 15 minutos.

Macho

Fêmea

Fêmea                                                         Macho
          
          
          
          


   As tartarugas de orelha vermelha se reproduzem com grande facilidade,em um ano bom, elas podem pôr várias posturas de ovos, na América do Norte os ovos são botados em junho e julho, podendo ter uma segunda postura em Agosto ou Setembro. Porém, no hemisfério sul, as fêmeas podem por ovos de Setembro até Abril ou Maio. Os ninhos são cavados durante o dia, normalmente no final da tarde ou começo da noite. As fêmeas usam as patas traseiras para cavar o ninho e organizar os ovos, as desovas consistem em 5 a 20 ovos, onde fêmeas maiores e mais velhas, que possuem mais posturas anteriores botam mais ovos que fêmeas menores e mais novas.

   Os ovos normalmente demoram de 65 a 75 dias para nascerem. As tartaruguinhas emergem dos ovos e correm para à água, necessitando quando em cativeiro de uma pequena cerca em torno do ninho para evitar que as recém nascidas fiquem no mesmo recinto (lago/tanque) que os animais adultos, os quais podem impedir que os pequenos se alimentem direito, tornando-os desnutridos.
   As tartaruguinhas recém nascidas medem em torno de 2 a 3.5 centímetros, elas são mais redondas e têm cores mais luminosas que os adultos. Sendo na natureza ou em cativeiro as tartaruguinhas recém nascidas estão imediatamente em perigo, pois possuem diversos predadores como ratos, tartarugas grandes, cobras, rãs, pássaros (gaviões, corujas, garças), caranguejos, e até cachorros e gatos.

   Porém as tartaruguinhas crescem depressa, alcançando quase 5 centímetros (2 polegadas) em um ano, e conforme eles vão se tornando adultos, o crescimento deles reduz de velocidade. Em cativeiro pode ocorrer que animais de genética mais fraca sobrevivam devido a boa alimentação e ambientes adequados, sendo que estes podem apresentar menor crescimento e maior dificuldade de reprodução.
   Na natureza elas costumam habitar quase todo o tipo de cursos dágua, desde rios, lagos, pântanos, até águas salobras. Sentem um pouco de dificuldade de se adaptar a rios com corredeiras fortes. Gostam muito de vegetações aquáticas para se esconderem e de troncos e pedras para sairem tomar sol. A profundidade do recinto pode variar em torno de 60 centímetros de profundidade, com rampa de acesso a parte seca, esta deverá possuir diversas plantas e uma parte bem ensolarada, para o animal tomar banhos de sol frequentes e desovar. O local de desova deve conter cerca de 33% de terra, 33% de areia e 33% de vermiculita. Deve-se cercar bem o recinto pois elas escalam obstáculos muito bem e acabam fugindo de cercados inferirores a 30 centímetro de altura.

   As outras subespécies possuem hábitos idênticos aos das orelhas vermelhas, inclusive a diferenciação dos sexos é feita da mesma maneira, sendo a diferença das outras subespécies as seguintes:

   A Tartaruga de orelhas amarelas ou Trachemys scripta scripta habita as regiões da Virginia, Carolina do Norte, Florida, Carolina do Sul e Georgia, apresentando a carapaça de coloração negra, com listras marrons verticais.

   O plastrão é amarelo, sem mancha ou apresentando poucas de cor bem escura,
   A cabeça é bem escura apresentando manchas de cor amarela e ela atinge menor porte que as orelhas vermelhas, cerca de 25 centímetros de comprimento de carapaça. Essa subespécie possuí a carapaça e a cabeça mais parecidas com as Tigres dágua brasileiras, porém o plastrão torna fácil essa diferenciação.

   A Trachemys scripta troosti é também chamada de Tartaruga de orelhas amarelas, porém trata-se de uma subespécie intermediária entre a Trachemys scripta scripta e a Trachemys scripta elegans , pois sua carapaça é verde com manchas claras e seu plastrão é amarelo com manchas negras.
   A cabeça apresenta machas amarelas pálidas, que a tornam uma espécie de mistura das outras duas subespécies, podendo ter se originado pelo hibridismo natural entra essas duas subespécies, já que seu local de origem Tennessee e Kentucky, está situado justamente entre as regiões de ocorrencia das outras duas subespécies, ou seja, em região também intermediária. Seu tamanho porém é o menor entre as outras subespécies, não ultrapassando os 21 centímetros de comprimento de carapaça.
   Existe também hibridos entre Trachemys scripta scripta e Trachemys scripta elegans gerados com intercruzamento em cativeiro, os mesmos apresentam uma mancha mais avermelhada do que as Trachemys scripta troosti, como podemos visualizar nas imagens abaixo:

Dados do Quelônio:
Nome: Tartaruga de Orelha Vermelha e Amarelas
Nome Científico: Trachemys scripta
Época: Holoceno
Local onde Vive: América do Norte
Peso: Cerca de 3 quilos
Tamanho: 30 centímetros de comprimento
Alimentação: Onívora


   ® Atlas Virtual da Pré-História - AVPH.com.br | Conteúdo sob Licença Creative Commons | Política de Privacidade | Termos de Compromisso | Projeto: AVPH Produções
    Obs.: Caso encontre alguma informação incoerente contida neste site, tenha alguma dúvida ou queira alguma informação adicional é só nos mandar um e-mail. Tenha uma boa consulta !!!.